O Projeto
RESUMO
O monitoramento de indicadores de saúde tem sido uma importante estratégia no diagnóstico e acompanhamento nutricional de crianças e adolescentes. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral analisar a tendência da prevalência de excesso de peso (sobrepeso/obesidade) e fatores associados em escolares de 7 a 14 anos do município de Florianópolis, SC.
Pretende-se estimar a prevalência de obesidade, sobrepeso e baixo peso, avaliar a tendência dessas prevalências e a evolução da composição corporal dos escolares, a partir da comparação com os dados obtidos em 2002 , 2007, 2012 e 2018/2019. Além disso, pretende-se estudar os fatores associados com o intuito de detectar os comportamentos determinantes do excesso de peso (sobrepeso/obesidade) na população do estudo.
Serão coletadas variáveis antropométricas, de maturação sexual, sociodemográficas, de consumo alimentar, de atividade física e lazer e comportamentos sedentários. Os dados serão processados e analisados de forma eletrônica a partir da construção de banco de dados e de programa de análise específico para o cumprimento dos objetivos da investigação, no programa Epi Info. O processamento será realizado por equipe de digitadores previamente treinados, sendo utilizado o sistema de dupla entrada de dados. Para a análise estatística será utilizado o software STATA (Statistical Software for Professionals).
Análises estatísticas da associação entre fatores/indicadores e variáveis de estratificação serão feitas empregando teste estatístico baseado na distribuição do Qui quadrado. O significado estatístico das variações temporais evidenciadas quanto à prevalência de obesidade, sobrepeso e baixo peso será apreciado com o emprego de testes baseados na distribuição do qui-quadrado para verificação de heterogeneidade ou de tendência linear. O teste “t”de Student ou análise de variância será utilizado para as diferenças entre as médias das variáveis contínuas. Para as análises de associação serão construídos modelos nos quais a inferência estatística poderá ser feita por intermédio de regressão Logística ou regressão de Poisson. Outros procedimentos estatísticos poderão ser requeridos dependendo das características dos dados obtidos.
Espera-se que os resultados desta investigação possam gerar informações que possibilitarão um estudo comparativo entre as três pesquisas, bem como subsídios para reorientação na educação alimentar e atividade física de escolares desta faixa etária. Além disso, estes resultados também deverão orientar outras intervenções na área de saúde pública em busca de um redirecionando mais efetivo para o problema da obesidade no país.
Destaca-se a experiência do grupo de pesquisa em relação aos instrumentos e protocolos de pesquisa propostos, a característica de monitoramento seqüencial de indicadores de saúde, assim como a relevância do problema de pesquisa no contexto atual da saúde pública.