O Web- CAAFE
Trata-se de um questionário online desenvolvido para monitorar o consumo alimentar e a atividade física de escolares do 2º ao 5 º ano do ensino fundamental. É um instrumento disponível no endereço www.caafe.ufsc.br, onde a criança acessa o questionário a partir de um login e preenche as informações auxiliado por um personagem animado chamado Cafito. É necessário internet e o uso de negadores web, além de fones de ouvido ou alto-falantes para sua utilização (DA COSTA et al., 2013).
O Web-CAAFE tem por objetivo obter dados acerca do dia anterior e é iniciado por uma seção de registro, seguida por uma seção de consumo alimentar e outra de atividade física (COSTA et al., 2013). A seção de consumo foi validada em dois estudos, ambos utilizando a observação direta da realização do lanche escolar como método de referência e apresentou médias de 43% de acertos, 29% de intrusões e 28% de omissões no estudo de Davies et al. (2015). Os resultados de validade realizados no município de Feira de Santana/BA mostraram 81% de acertos, 16% de omissões e 7% de intrusões (JESUS et al., 2017).
A seção de consumo alimentar do Web-CAAFE foi desenvolvida com base nas experiências dos estudos prévios de reprodutibilidade e validade realizados com o instrumento Questionário Alimentar do Dia Anterior (QUADA) (DE ASSIS et al., 2009; DE ASSIS et al., 2008). As 32 imagens dos itens alimentares ou grupos foram escolhidas levando em conta os padrões alimentares das crianças nessa faixa etária, os alimentos geralmente oferecidos nos menus escolares, as sugestões dadas pelos grupos focais com nutricionistas (DAVIES et al., 2014) e os alimentos mais consumidos de acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar do Brasil (IBGE, 2010). O limite de 32 ícones de alimentos foi baseado em dois pressupostos. O questionário Web-CAAFE foi desenvolvido para identificar o consumo de marcadores de alimentação saudável e não saudável, e para evitar a sobrecarga cognitiva para a lembrança das crianças. Um personagem animado, sob a forma de um robô, auxilia a criança no preenchimento do questionário, explica o conceito de cada refeição e a hora do dia em que é consumida, ainda, o personagem reforça que esse consumo deve ser referente ao dia anterior (ontem).
A seção de consumo alimentar é dividida em seis refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite). Para cada refeição, 32 miniaturas/ícones de alimentos ou bebidas são apresentadas na tela do computador para que a criança possa fazer suas próprias seleções (arroz, legumes, verduras, sopa de legumes, feijão, farofa, massas, macarrão instantâneo, batata frita, carne/frango, ovos, peixes/frutos do mar, milho/batata/purê de batata, salsicha/linguiça, empanados de frango (nuggets), cereal matinal, frutas, pães, pão de queijo, bolo simples, mingau, queijos, café com leite, leite, iogurte, achocolatado, sucos de frutas, bolacha recheada, refrigerantes, doces, salgadinhos tipo chips, lanches tipo pizza/cachorro-quente/salgadinhos). Ao final da seção, o escolar reponde algumas perguntas sobre a alimentação escolar, se ele come o lanche oferecido na escola e qual nível de satisfação com as refeições servidas.
A seção de atividade física é apresentada em três partes do dia (manhã, tarde e noite), contendo 32 opções de atividades físicas e sedentárias (basquete/vôlei, pega-pega, futebol, corrida, artes marciais, tênis, dançar, ping-pong, bola de gude, amarelinha, pular corda, ginástica/alongamento, brincar no parquinho, atividades no mar/piscina, andar de bicicleta, brincar de roller/patinete/skate, surfar, soltar pipa, queimada, esconde-esconde, brincar com cachorro, estudar/ler/desenhar, jogos de tabuleiro, brincar de boneco/boneca, brincar de carrinho, assistir televisão, ouvir música, mexer no celular/tablete, usar o computador, jogar videogame, lavar/secar louça, varrer o chão), também apresentadas em uma tela com ícones que representam tais atividades. Quando a atividade física é selecionada, uma janela modal abre e personagem questiona acerca da intensidade (“O quanto você se cansou nesta atividade?”, pergunta o Cafito e ícones ilustrados representando diferentes graus de esforço físico são apresentados). Adicionalmente, os escolares respondem sobre a educação física escolar e meios de deslocamento para a escola (carro, ônibus, moto, barco, a pé, de bicicleta, skate ou barco)