Resultados Esperados
Como resultados científicos esperam-se a publicação de pelo menos dois artigos em periódicos internacionais; três artigos em periódicos nacionais; apresentações de temas livres em eventos científicos; produção de no mínimo duas dissertações de mestrado; produção de uma tese de doutorado; confecção de no mínimo três trabalhos de iniciação científica de bolsistas do PIBIC/CNPq/UFSC; treinamento e orientação de acadêmicos dos Cursos de Graduação em Nutrição e Educação Física da UFSC; concessão de entrevistas nos meios de comunicação e confecção de um livro/cartilha de educação alimentar e nutricional para escolares.
A partir dos dados obtidos serão realizados diagnósticos nutricionais em cerca de 2.880 crianças de 7 a 14 anos de idade do município de Florianópolis, os quais possibilitarão identificar os níveis de normalidade, sobrepeso, obesidade, magreza e desnutrição existentes nesta faixa etária. Além disso, possibilitarão a construção de curvas de distribuição percentil do Índice de Massa Corporal (IMC), as quais poderão se constituir em importantes valores de referência para a população escolar do município.
Os dados de consumo alimentar possibilitarão a identificação dos hábitos e padrões alimentares, os quais aliados aos de atividade física e comportamento sedentário fornecerão um perfil de aspectos do estilo de vida destes escolares. Posteriormente, os estudos de associação poderão identificar determinados padrões de comportamento mais propensos em grupos expostos.
Portanto, espera-se que os resultados desta investigação possam gerar a produção de novos conhecimentos científicos, que possibilitarão um estudo comparativo entre países e regiões, bem como subsídios para a elaboração de programas de reorientação e/ou reeducação alimentar e nutricional dirigido a este grupo etário, podendo contribuir, desta maneira, para a elevação da qualidade de vida e de desenvolvimento social da população.